Começa a ser aplicada nesta segunda-feira (27), em todo o país, a vacina bivalente contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.
Para Viçosa, serão destinadas 2.052 doses que serão retiradas nesta segunda na Superintendência Regional de Saúde, em Ponte Nova. Após a retirada, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará o cronograma de vacinação da cidade, que ainda não foi oficializado.
Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo Ministério, a imunização será feita da seguinte forma:
No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço. Além disso, elas são indicadas somente para pessoas com 12 anos ou mais de idade.