A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população viçosense sobre o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) que prolifera em ambientes com pouca ventilação, e com muita gente, e provoca uma doença altamente contagiosa. Esse vírus é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em crianças de até 2 anos.
O Município de Viçosa registrou aumento significativo de atendimento pediátrico e de internações, no último mês de março, com uma importante elevação da demanda para exames e diagnósticos de doenças respiratórias entre crianças de 0 aos 14 anos, no Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Viçosa, após resultado negativo para Covid-19.
Entre os meses de janeiro de 2022 e março de 2023, foi registrado um total de 10.641 atendimentos pediátricos no Hospital São Sebastião (HSS). Foi verificado que nos meses de janeiro a março de 2022 esse número foi de 1.059 atendimentos e que no mesmo período, em 2023, ocorreram 2.353 atendimentos pediátricos no Serviço de Emergência do HSS, evidenciando um aumento substancial no referido ano.
Diante desse quadro, a Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário Rainério Fontes, para melhor atender a toda população, vai disponibilizar na Unidade Básica de Saúde Central (UBS) do Centro, antiga Policlínica, atendimento pediátrico de demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento.
O cronograma de atendimento é o seguinte:
Informações da PMV