Resultados preliminares foram divulgados na Conferência Anual da FAUBAI e constataram que a UFV foi a instituição brasileira com o maior número de admissões do programa FARA (Forum for Agricultural Research in Africa).
A parceria entre a UFV e o Forum for Agricultural Research in Africa (FARA) teve importantes avanços no último mês. Na Conferência Anual da FAUBAI, realizada entre 15 e 19 de abril, o diretor de Relações Internacionais (DRI), Vladimir Oliveira Di Iorio, apresentou resultados preliminares da seleção de quase 400 nigerianos para realizar cursos de mestrado, doutorado e pós-doc em 2023. Desse total, com mais de 100 nigerianos selecionados, a UFV foi a instituição brasileira com o maior número de admissões. Durante o evento, o presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), José Celso Freire, afirmou que a parceria com a Universidade é a ação de internacionalização do ensino superior de maior impacto em toda a sua carreira como gestor internacional.
Como desdobramento da conferência, aconteceram reuniões em Brasília, nos dias 27 e 28 de abril, para angariar mais recursos à cooperação FAUBAI-FARA, com o intuito de possibilitar que os nigerianos selecionados iniciem suas atividades no Brasil em agosto deste ano. Foram realizadas reuniões com representantes do acordo de cooperação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da embaixada da Nigéria no Brasil, dos ministérios da Educação e Relações Exteriores, dentre outros. Nesses encontros foram discutidas ações, como agilização de procedimentos para concessão de vistos aos nigerianos para virem ao Brasil e a montagem de uma plataforma para oferta de disciplinas em inglês on-line, compartilhada entre as instituições de ensino superior brasileiras, para que os programas de pós-graduação ofereçam mais disciplinas nessa língua.
Todos os detalhes estão disponíveis no site da DRI (Departamento de Relações Internacionais)
Parceria UFV-FARA
A parceria UFV-FARA teve início em 2019 e possibilitou a admissão de nigerianos para cursar mestrado na UFV entre 2020 e 2022, com financiamento do Fundo Fiduciário de Educação Terciária (TETFUND). Por meio de contatos conduzidos pela UFV, em evento realizado em Viçosa em abril de 2022, o FARA assinou acordo de cooperação com a FAUBAI, maior associação de diretores internacionais de instituições de ensino superior do Brasil, permitindo uma expansão para diversas instituições no Brasil das atividades de capacitação que se iniciaram com a UFV.