O evento será realizado na Estação Cultural Hervé Cordovil, com entrada gratuita; confira a programação
Nesta sexta-feira e sábado, 12 e 13 de maio, acontece a segunda edição do evento “Reabolição”, promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Viçosa. Realizada pelo segundo ano consecutivo, a ação promove a discussão sobre o dia da abolição da escravidão e tem sua programação voltada para a cultura afrobrasileira, trazendo atividades e debates focados na comunidade negra. O evento será realizado na Estação Cultural Hervé Cordovil, com entrada gratuita.
O Reabolição tem início na sexta (12), com uma mesa de abertura oficial e uma roda de conversa com a temática “afetos negros”, incentivada por Marcelo Augusto, chefe do Departamento de Cultura e curador do Reabolição. O momento também contará com a participação do secretário Thomas Medeiros e de lideranças do movimento negro viçosense.
No sábado, as atividades têm início às 14h com a palestra “O resgate das comunidades Quilombolas em Viçosa e Região”. Às 15h, o musicista Romário Roque, também professor do Centro Experimental de Artes, oferecerá uma oficina de percussão. Já às 16h, será exibido o documentário de Teresinha de Jesus Ferreira, produzido em Viçosa e região, que trata sobre memórias, histórias e saberes ancestrais de benzedeiras, rezadeiras, ialorixás e raizeiros.
Durante a realização do Reabolição, o público poderá contemplar a exposição resultante do concurso de fotografia promovido pelo evento, com a temática “Afetos Negros”. Via edital de seleção, foram escolhidas dez imagens enviadas por diferentes artistas residentes no município. As fotos classificadas concorrem a três premiações em dinheiro. O resultado será divulgado presencialmente, às 16h30. A turma de Artes Plásticas do Centro Experimental de Artes também estará presente com uma exposição de desenhos com referência às capulanas africanas.
Como parte da programação musical do evento, o cantor Mateus Mulatto fará uma apresentação de voz e violão às 17h. E encerrando o 2º Reabolição, será realizado mais uma vez o Baile Black, sucesso na edição de 2022. Neste ano, a festa será comandada pelo DJ Feijão, com início às 21h30.
12 de maio (sexta-feira)
19h – Abertura oficial e roda de conversa sobre afetos negros.
13 de maio (sábado)
14h – Palestra: O resgate das comunidades Quilombolas em Viçosa e Região.
15h – Oficina de Percussão com Romário Roque.
16h – Exibição de documentário sobre memórias, histórias e saberes ancestrais de benzedeiras(os), rezadeiras(os), ialorixás e raizeiras(os).
16h30 – Resultado do concurso de fotografia.
17h – Show com Mateus Mulatto.
22h – Baile Black com DJ Feijão.