Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Imagem de Santa Rita vai voltar para Avenida sem ser restaurada
18 de maio de 2023

'}}

Por diversos motivos, dentre eles a saída da principal agente de restauração, a imagem vai voltar de pintura nova antes do Dia da Padroeira.

Desde o início de março, a imagem de Santa Rita de Cássia foi retirada de seu tradicional posto, na avenida homônima, para ser restaurada. Ela está prestes a voltar ao local, porém, sem ser restaurada de fato. A decisão é temporária e foi tomada apenas para que a imagem esteja em seu devido lugar no decorrer das comemorações do Dia de Santa Rita de Cássia, em 22 de maio.

Por que a Santa não foi restaurada?

O cronograma e as atividades propostas não foram cumpridos no prazo estipulado por alguns fatores, dentre eles, a saída da então chefe do Departamento de Patrimônio Histórico, Helena Fortes, a qual se propôs a restaurar a imagem.

Em entrevista ao Jornal da Montanhesa de hoje, 18/5, Carlos Henrique Jacob Pinto Coelho (Caique), que representou o Patrimônio, disse que a parte da pintura da santa - que envolve retirada e nova tinta - começou hoje.

"Ela vai estar lá no dia da procissão, tranquilizo a população de que ela vai estar lá para ser enfeitada como sempre foi", afirmou Caique, representante do Departamento de Patrimônio.

A data certa para a volta da imagem ao pedestal não foi confirmada, mas Caique deu a certeza de que ela voltará a tempo do Dia da Padroeira.

Clique e confira a entrevista completa (a partir de 43:00)

Caique em entrevista ao Jornal da Montanhesa nesta quinta-feira, 18/5.

A Santa

Restaurar a imagem em questão é algo inédito na cidade e foi apoiado pelo Pároco da Igreja Santa Rita de Cássia, Paulo Dionê Quintão. Ela apresenta várias avarias, como mãos com os dedos deteriorados, o crucifixo que ela carrega não é o original e as cores possuem várias repinturas, realizadas de forma artesanal.

O Departamento está em contato com especialista de Ouro Preto para a restauração, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP):

"Posteriormente à festa de Santa Rita, depois que tudo for acertado com convênios, através da FAOP e Prefeitura, a Santa vai ser retirada novamente, sempre acompanhada pelo representante da igreja católica e os representantes que se interessarem. Ela vai ser transferida para a FAOP, onde vai ser toda restaurada", afirmou Caique.