Teve início neste último domingo (8) a gratuidade do transporte público de Juiz de Fora. A oficialização da iniciativa veio após publicação do decreto nº 16.126 na última terça (2). Além do domingo, a gratuidade será concedida em dias de feriados nacionais
No último fim de semana, em função da eleição dos novos conselheiros tutelares, também não houve cobrança da passagem. Entre segunda e sábado, a tarifa continua R$ 3,75.
"A gratuidade aos domingos e feriados é garantir o direito das pessoas se moverem não apenas para trabalhar, mas também para ter lazer, para ir em um show, em uma festa, em um jogo, visitarem parentes, ir ao hospital visitar alguém querido”, disse a prefeita Margarida Salomão (PT).
Ao final do mês passado, a Prefeitura de Juiz de Fora anunciou a tarifa zero na passagem aos domingos. Na última terça-feira (2), uma solenidade que reuniu representantes do Executivo e do Legislativo oficializou a iniciativa. O decreto nº 16.126 foi publicado no mesmo dia.
Enquanto isso, em Leopoldina a gratuidade no transporte público é total, ou seja, durante todos os dias da semana. A medida começa a valer a partir desta segunda-feira (9).
A ação entra em vigor após a Prefeitura assinar o contrato com o Consórcio Empresa Leopoldina, vencedor da licitação para operação do transporte público na cidade.
Antes, os moradores pagavam R$ 3,50 pela passagem. Agora, a remodelação do transporte também contará com a implantação da Rota da Saúde, que ligará a Rodoviária à Casa de Caridade Leopoldinense.
Informações por G1