Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


OAB/MG instala Turma Regional da Zona da Mata do Tribunal de Ética e Disciplina em Viçosa
5 de dezembro de 2023

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, instalou na tarde de ontem, 4, a Turma Regional do Tribunal de Ética e Disciplina da Zona da Mata, em Viçosa. A solenidade aconteceu no salão do Tribunal do Júri do Fórum e foi conduzida pelo Presidente do TED da OAB, advogado Donaldo Almeida.

O que é o Tribunal?

O Tribunal de Ética e Disciplina tem por finalidade julgar processos disciplinares por infrações de condutas ética cometidas por advogados. A Turma Regional de Viçosa ficará responsável pelos processos disciplinares das subseções das cidades de Abre Campo, Carangola, Cataguases, Jequeri, Leopoldina, Manhumirim, Manhuaçu, Pirapetinga, Raul Soares, Rio Casca, Viçosa e Visconde do Rio Branco, o que perfaz um número de cerca de 4.000 profissionais.

Foram empossados os 9 membros do TED. Da subseção de Viçosa, foram escolhidos os advogados Luana Gazolla Mendonça e Randolpho Martino Júnior. Os demais membros pertencem a outras subseções.

O presidente do TED, Donaldo Almeida, destacou que a escolha dos membros recaiu sobre aqueles possuem ilibada conduta e reputação, além de notável saber jurídico. Em seu pronunciamento, solicitou aos empossados que trabalhem para colocar os processos em dia e que exerçam a função com transparência e ética. "Confio em vocês que estão assumindo hoje o compromisso com a Ordem e peço que o trabalho realizado no tribunal seja honesto e que entre para a posteridade pela celeridade. Tenho certeza que a intenção de vocês participando do TED é colaborar da melhor forma com a entidade", destacou.

Segundo divulgação, a criação e instalação do TED em Viçosa somente foi possível em virtude do trabalho incansável da Vice-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Vanja Honorina Aguiar Albino, e do Diretor de Regionalização da OAB/MG, Márcio Facchini. O Diretor de Regionalização, em seu discurso, lembrou que foi necessário fechar o TED que havia sido criado em Ponte Nova que veio “apenas para atender a interesses político”. Segundo Facchini, o TED não julgou nenhum processo sequer, deixando todos prescreverem. A OAB já determinou a instauração de processo disciplinar para apurar a conduta desidiosa dos membros do antigo TED de Ponte Nova.