São esperadas chuvas mais intensas em pontos específicos, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
À medida que nos despedimos do verão e damos as boas-vindas ao outono, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de fortes chuvas em diversas regiões do país. Entre os dias 18 e 25 de março, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará provocando chuvas intensas, especialmente no centro-norte do Brasil.
No Sudeste, o estado do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo, assim como o sul e a Zona da Mata de Minas Gerais, devem esperar acumulados em torno de 80 mm/dia. Além disso, são esperadas chuvas mais intensas em pontos específicos, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
O outono no hemisfério Sul terá início à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 20 de março, e se estenderá até 21 de junho, às 17h51. Esta estação é marcada como uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, especialmente na parte central do país. Durante o outono, as chuvas tendem a diminuir no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino.
Portanto, é importante que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos e tome as precauções necessárias para se proteger de eventuais tempestades e enchentes durante esta transição de estações.
Informações da Agência Brasil