O prazo para tirar o título de eleitor, regularização da situação eleitoral, solicitação de transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados cadastrais e colheita de biometria, é até o dia 8 de maio (quarta-feira). Após esse período, todo o cadastro será fechado para organização das eleições municipais de 2024 em todo o Brasil, sendo reaberto apenas em novembro.
Em Viçosa, o cartório eleitoral irá funcionar em todos os dias até o final do prazo. No feriado do dia 1º de maio e também nos finais de semana, 4 e 5 de maio, o cartório funcionará das 8 às 18 horas sem pausa para almoço. Já nos demais dias, será aberto no horário de 12 às 18 horas. O Cartório Eleitoral de Viçosa funciona na sala 210 do Fórum, rua Gomes Barbosa, 865. Telefone: (31) 3010-9797.
Para emissão do título e transferência de domicílio eleitoral são necessários um documento oficial de identificação com foto (exceto CNH, para emissão de título) e comprovante de residência (ou documento que comprove vínculo residencial, afetivo, familiar ou profissional que justifique a escolha da cidade). Homens que completam 19 anos em 2024 tem que apresentar o certificado de quitação com os deveres militares também.
Os dados biométricos não são obrigatórios para as eleições, porém quem desejar realizar a biometria também poderá.
Voto Jovem
Jovens entre 16 e 18 anos que quiserem votar nestas eleições, também tem apenas até o dia 8 de maio para regulamentar a sua situação eleitoral. Vale ressaltar que adolescentes de 15 anos que forem completar 16 até o dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições, também podem solicitar a primeira via do título de eleitor.