A UFV e o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) receberam, na última quarta-feira (3), representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Prefeitura Municipal de Viçosa. Juntos, eles realizaram a inauguração de dois laboratórios, a formalização da adesão de Viçosa ao Programa Cidades do Futuro e a apresentação de chamadas públicas que propõem o fomento de iniciativas de ciência, tecnologia e inovação e pretendem beneficiar empreendedores da cidade e da região.
Os laboratórios — Viçosa Smart e tecnoMAKER Lab — foram financiados pelo governo de Minas, por meio da Fapemig, e estão localizados no tecnoPARQ. São ambientes colaborativos, focados em inovação, experimentação e no crescimento econômico, social e ambiental da cidade e da região.
Já os objetivos do Programa Cidades do Futuro incluem a diversificação do setor produtivo, por meio da inovação tecnológica, e as chamadas da Fapemig abrangem o setor produtivo, empresas incubadas e pesquisadores. Especificamente a chamada nº 011/2024 é direcionada a projetos que contribuam para a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas atividades agropecuárias.
Informações: UFV