Nesta semana, a BR-040 passou a ser administrada pela concessionária EPR Via Mineira. A empresa agora é responsável por um trecho de 232 km da rodovia, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, abrangendo 15 municípios e atendendo cerca de 4,3 milhões de usuários.
Com a nova concessão, diversos serviços e tarifas de pedágio sofrerão alterações. Dentre as mudanças está a ampliação em serviços de saúde, por exemplo. Motoristas e motociclistas terão acesso a atendimento médico pré-hospitalar com ambulâncias tipo C e UTI, assistência mecânica e guincho, todos disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
Além disso, a concessionária disponibiliza o número de emergência 0800 003 1040 para informações sobre a estrada e acionamento de emergências.
No entanto, os condutores sentirão a mudança também no bolso. Confira abaixo os novos valores de pedágio:
A EPR Via Mineira está introduzindo o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), uma iniciativa que pode beneficiar motoristas regulares da rodovia. Com esse programa, veículos leves com TAG de cobrança eletrônica poderão obter até 70% de desconto progressivo nas tarifas, incentivando o uso contínuo da BR-040.
Além disso, os veículos equipados com TAG de cobrança eletrônica terão acesso ao Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5%, uma redução adicional que visa facilitar a mobilidade dos usuários.
Investimentos na melhoria da infraestrutura da via também estão previstos no contrato de concessão à empresa. O valor total é de R$ 8,7 bilhões, que será aplicado para a duplicação de 164 km, a construção de 42 km de faixas adicionais, correções de traçado, retornos e passarelas.
Informações por O Tempo