A proposta, selecionada no Edital 10/2023/PEC (Seleção para exposição na Pinacoteca da UFV), é composta por uma temática oriunda do espaço do sonhar, do contato com a natureza, com a terra, com o corpo e com os saberes dos povos originários. A pesquisa da artista se baseia na cultura dos povos Yanomamis, que possuem um estudo profundo dentro da própria cultura sobre os sonhos.
A artista usa materiais como lápis de cor, giz pastel óleo, tinta Nanquim, tinta guache, aquarela, tecidos e papéis, materiais estes que remetem à sua criança interior e que permitem uma criação fluida. Em seguida, passa estas imagens para o computador, onde, ao digitalizar, busca tornar a ilustração mais viva, com mais contraste, para realmente traduzir imagens que saem da noite, vindas do inconsciente profundo: seres e fundo negro, cores que surgem de seu interior e de registros de sonhos. Segundo a artista, seu processo é intuitivo, onde as imagens vão surgindo.
O evento é uma realização da UFV, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), Divisão de Arte e Cultura (DAC), Divisão de Eventos (DEV), Museu Histórico e Pinacoteca da UFV. Tem como entidades patrocinadoras a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e a Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (FACEV). Além do apoio do Departamento de Arquitetura, Nó-Lab, Departamento de Informática e MaVILab.
Entrada gratuita.
Informações: UFV