Parlamentares no uso da fala na sessão ordinária da Câmara Municipal cobram por mais espaços de lazer e valorização do esporte e cultura do município
Na segunda-feira, 21, durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Viçosa, a vereadora Jamille Gomes (PT) destacou sobre a importância de investimentos destinados à criação de espaços de lazer para as crianças do município. A parlamentar, que já trouxe o assunto em diversas outras reuniões, contou que esteve na cidade de Nova Era, município a cerca de 150 km de Viçosa, e ficou impressionada com o que encontrou na região: “Uma cidade limpinha, uma cidade muito bem cuidada e uma cidade cheia de aparatos de lazer. (...) Uma cidade com em torno de 17 mil habitantes, com uma arrecadação muito menor, infinitamente menor do que a de Viçosa e com aparatos de lazer muito bem estruturados, muito bem colocados para a população”.
Jamille aproveitou para questionar a falta de investimentos em objetos de lazer para as crianças de Viçosa e afirmou: “Porque Viçosa, com esse porte, com uma Universidade na porta, produzindo conhecimento, não consegue reverberar isso na cidade e por que não existe vontade política das administrações que já governaram essa cidade, de construir parquinhos e espaços de lazer como esse?”. A vereadora encerrou a sua fala contando que fica indignada com a “falta de gestão e vontade política” para a construção de parquinhos no município.
O parlamentar Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD) concordou com a fala de Jamille no que tange a necessidade de espaços e eventos voltados para o lazer das crianças em Viçosa. Marcão, que é Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude da Casa Legislativa, disse que esteve presente na final do campeonato de base da Liga Esportiva de Viçosa (LEV), realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa. “É isso que nós precisamos, vereadora Jamille, que tenha mais esporte em nossa cidade, não só futebol, como outras práticas. Ali no sábado nós envolvemos mais de 150 crianças, que estavam ali com seus pais, com seus irmãos torcendo, praticando esporte”, afirmou Marcão. O vereador ainda disse que espera que na próxima gestão haja muito mais valorização do esporte, da cultura e do lazer: “vai ter essa cobrança, eu como vereador já estou cobrando que a Secretaria de Esporte possa voltar o quanto antes, (...) porque esporte não é gasto, é investimento”.
Em consonância com o assunto, o vereador Rogério Fontes (Tistu) (PP) voltou a falar sobre a necessidade de visibilidade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar, que luta pela causa desde 2022, contou que já está conversando com o Prefeito Eleito Ângelo Chequer (UNIÃO BRASIL) para que seja criado o “Centro de Referência dos Autistas”. “O autismo não é só saúde não, ele é uma rede que tem que funcionar. (...) É inserção no mercado de trabalho, é melhor qualidade e diagnóstico precoce”, declarou Tistu. Ao finalizar, o vereador disse que, estando vereador ou não, continuará trabalhando para que o projeto de sua autoria ‘Cuidar de Quem Cuida’, cujo objetivo é firmar a concessão de assistência financeira e psicológica aos cuidadores exclusivos de pessoas com deficiência, seja colocado em prática no município.
O ‘Dia das Crianças’, comemorado em 12 de outubro, também entrou na pauta da Ordinária. O vereador Robson Souza (PSB) exibiu vídeos das festas das crianças realizadas nos distritos de São José do Triunfo e Cachoeirinha: “É a 10ª edição já da festa das crianças em São José do Triunfo, que a gente já vem fazendo a algum tempo, e, graças a deus, neste ano, nós passamos para a 3ª edição também da festa das crianças ali em Cachoeirinha”. Robson contou que foram encontros muito alegres e que estiveram presentes mais de 500 crianças com seus responsáveis. “Isso aí não tem preço não. Isso a gente fazia antes da política e vamos continuar fazendo”, afirmou o parlamentar.
Informação: Câmara Municipal de Viçosa