Em pontos isolados, houve relatos de queda de granizo, fenômeno também registrado em cidades vizinhas.
Na tarde desta terça-feira, 17 de dezembro, fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento causaram diversos prejuízos em Viçosa e na região. Por volta das 16h, nuvens carregadas escureceram o céu da cidade, anunciando a tempestade que resultou em quedas de árvores, postes e telhados. Em pontos isolados, houve relatos de queda de granizo, fenômeno também registrado em cidades vizinhas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta para a possibilidade de tempestades com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, rajadas de vento entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
A Defesa Civil de Viçosa e o Corpo de Bombeiros relataram diversas ocorrências relacionadas à tempestade:
Devido à tempestade, o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros ficou sem energia elétrica, internet e linhas telefônicas (193). A interrupção foi atribuída à queda de um telhado metálico sobre a rede elétrica na via de acesso à unidade. Em comunicado, os bombeiros disponibilizaram o número de celular (31) 8434-1226 para emergências até que as linhas sejam restabelecidas.
Segundo o Inmet, as condições meteorológicas continuam instáveis devido às áreas de instabilidade atmosférica associadas ao transporte de umidade da Região Amazônica.
A população deve permanecer atenta às condições climáticas e seguir as orientações das autoridades para garantir sua segurança.