As ações de aproximação e levantamento de dados aconteceram nesta semana, por meio de uma equipe técnica e especializada.
Iniciando as práticas relacionadas às reuniões sobre pessoas em situação de rua na cidade, realizadas nos dias 7 e 10 de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Viçosa intensificou as abordagens sociais nas regiões da Estação Hervé Cordovil e do coreto localizado atrás do Colégio Viçosa. As ações de aproximação e levantamento de dados aconteceram nesta semana, por meio de uma equipe técnica e especializada.
Segundo Nadya Andrade, coordenadora do CREAS, equipamento responsável pelos trabalhos dos últimos dois dias, “a abordagem social constitui-se em processo de trabalho de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos. Desta forma, após este primeiro contato, já iniciamos o trabalho de acompanhamento, mediando o acesso deles aos serviços da rede. Os encaminhamentos são feitos de acordo com a necessidade de cada um”.
Como cuidado às vidas envolvidas, foram oferecidos os serviços da República Municipal Nosso Lar, testes rápidos de saúde e tratamento com o CAPS para aqueles que o quiserem e precisarem. Às pessoas que não são de Viçosa, foram concedidas passagens para seus municípios de origem.
As futuras ações, a médio e longo prazo, incluem a análise de possibilidades de atendimentos itinerantes da atenção primária à população em situação de rua, reestruturação da República e oferta de vagas de emprego via SINE (após concluídos os tratamentos), além de manutenção e ressignificação dos espaços da Estação e do coreto.
Tendo em vista a multidisciplinaridade do assunto, o plano de ação municipal, com elaboração iniciada na última segunda-feira, 10, conta atualmente com a participação da Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Setor de Acolhimento Provisório, Secretaria de Saúde, CAPS Mental, CAPS AD, SINE e Departamento de Patrimônio Histórico, com colaboração aberta aos demais setores do poder público.
Fonte: Prefeitura de Viçosa