Capacitação reforça segurança alimentar e qualificação dos feirantes em Viçosa
Na última quinta-feira (20), feirantes de produtos processados, frutas e vegetais participaram de uma capacitação sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POP), realizada na sede da Epamig, na Vila Giannetti. O treinamento teve como objetivo garantir a qualidade dos produtos comercializados, reforçando a segurança alimentar e nutricional da população.
A iniciativa é da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Agropecuária (Semag), em parceria com a Emater local. O secretário de Agropecuária, Sérgio Moreira Martins (Serjão), destacou que esta é a segunda etapa do treinamento voltado para produtores da agroindústria que manipulam alimentos derivados de leite e carne. "Na primeira etapa, capacitamos sobre manipulação de alimentos, e agora estamos abordando os POPs específicos para cada atividade", explicou.
Durante o encontro, Serjão reforçou a importância da capacitação e parabenizou os participantes pelo compromisso com a qualidade dos alimentos. Ele também ressaltou o interesse do prefeito Ângelo Chequer em apoiar os produtores locais, visando agregar valor aos produtos e aumentar a rentabilidade dos feirantes.
Além disso, destacou que há planos para expandir os pontos de venda na cidade, com novas feiras, e reforçou a necessidade da participação dos produtores nas capacitações oferecidas pela Emater.
A diretora de Agropecuária e Extensão Rural da Semag, Vera Lúcia Rodrigues Fialho, informou que atualmente há cerca de 80 feirantes cadastrados, sendo 70% de Viçosa e 30% de outras cidades. Segundo ela, a organização das feiras dará prioridade aos produtores locais, sem excluir os parceiros de municípios vizinhos.
Informação Diretoria de Comunicação