Novo sistema permite pagamentos por aproximação sem acessar o aplicativo do banco.
A partir da próxima sexta (28), o Banco Central vai liberar o funcionamento do Pix por aproximação. Essa nova modalidade permite que os pagamentos sejam feitos simplesmente aproximando o celular da maquininha do lojista. Assim, não será mais necessário abrir o aplicativo do banco.
De forma semelhante aos pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito, o sistema funciona de maneira simples e prática. Além disso, o recurso será integrado às carteiras digitais Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. Consequentemente, os usuários não precisarão mais acessar o app bancário para concluir as transações.
Para que as carteiras digitais possam intermediar pagamentos via Pix, elas precisam da autorização do Banco Central. Atualmente, apenas a Carteira do Google está habilitada para essa nova funcionalidade.
Por fim, o limite padrão da modalidade é de R$ 500 por dia. Entretanto, o usuário pode ajustar esse valor de acordo com sua necessidade, alterando o volume permitido por dia ou o limite por transação.
Informações: Rádio Muriaé