quarta-feira, 24 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas publica convênio para aquisição de balsa em Morada Nova de MinasMG App lança versão mais moderna e atualizada e ultrapassa oito milhões de usuáriosGoverno de Minas encerra participação na London Climate Action Week 2026 e fortalece cooperação internacionalPrêmio Inova Minas Gerais tem inscrições prorrogadas até 30/6Hospital Infantil João Paulo II entrega novos elevadores e homenageia profissionais que se destacam na sazonalidade das doenças respiratóriasVotação da Guarda Civil Municipal é adiada na Câmara de Viçosa após pedido do líder do governoUFV divulga lista de aprovados e lista de espera para vagas ociosas da graduaçãoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em vias do centro e adjacênciasGoverno de Minas publica convênio para aquisição de balsa em Morada Nova de MinasMG App lança versão mais moderna e atualizada e ultrapassa oito milhões de usuáriosGoverno de Minas encerra participação na London Climate Action Week 2026 e fortalece cooperação internacionalPrêmio Inova Minas Gerais tem inscrições prorrogadas até 30/6Hospital Infantil João Paulo II entrega novos elevadores e homenageia profissionais que se destacam na sazonalidade das doenças respiratóriasVotação da Guarda Civil Municipal é adiada na Câmara de Viçosa após pedido do líder do governoUFV divulga lista de aprovados e lista de espera para vagas ociosas da graduaçãoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em vias do centro e adjacências

Ubá ganha subnúcleo de Monitoramento Eletrônico

Ubá ganha subnúcleo de Monitoramento Eletrônico
Sejusp / Divulgação

A instalação do subnúcleo visa otimizar a instalação de tornozeleiras eletrônicas e busca a proteção de vítimas com medidas protetivas.

Na quarta-feira (10 de abril de 2025), o Governo de Minas deu mais um passo na regionalização dos serviços de monitoramento eletrônico com a inauguração de um Subnúcleo Regional em Ubá. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) através da Polícia Penal de Minas Gerais (Depen-MG), visa otimizar a instalação de tornozeleiras eletrônicas, beneficiando tanto a proteção de vítimas com medidas protetivas quanto a ressocialização dos indivíduos monitorados.

O novo subnúcleo em Ubá integrará a estrutura já existente, coordenada pela Diretoria de Gestão e Monitoramento Eletrônico, sediada em Belo Horizonte. Essa diretoria é responsável pela política estadual de monitoramento eletrônico executada pela Polícia Penal.

Benefícios para a Segurança e Ressocialização:

A implantação do subnúcleo em Ubá trará mais agilidade ao processo de instalação das tornozeleiras, o que é crucial para garantir a segurança de vítimas amparadas pela Lei Maria da Penha. Atualmente, Minas Gerais monitora 8.366 pessoas, sendo 779 delas agressoras com medidas protetivas. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, enfatizou que a rapidez na instalação do equipamento proporciona uma sensação de proteção mais imediata às vítimas contra novas agressões.

Além da segurança, a descentralização do serviço contribui para a ressocialização dos monitorados, facilitando o acesso à manutenção dos dispositivos sem a necessidade de longos deslocamentos. A diretora de Gestão e Monitoramento Eletrônico, Dênia Samione, ressaltou que a expansão da rede resulta em maior eficiência no atendimento aos indivíduos monitorados.

Expansão da Rede de Monitoramento:

Com a inauguração em Ubá, Minas Gerais passa a contar com 13 Núcleos Regionais de Monitoramento Eletrônico (NRME) e três subnúcleos. Os NRMEs estão localizados em Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Poços de Caldas. Os outros dois subnúcleos estão situados em Alfenas e Muriaé.

Fonte: Agência Minas