A Prefeitura de Viçosa começa nesta quinta-feira (5) a oferecer atendimento até as 22h em três Unidades Básicas de Saúde (UBS): Bom Jesus, Nova Viçosa e Barrinha. A medida tem como objetivo atender à crescente demanda por cuidados relacionados a síndromes respiratórias, comuns nesta época do ano.
Com o novo horário, as UBSs funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As demais unidades do município continuam operando no horário habitual, das 7h às 17h.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Vieira, a estratégia busca descentralizar os atendimentos que sobrecarregam o hospital e o Centro de Atendimento 24h, oferecendo serviço mais próximo da população e agilizando o fluxo dos pacientes.
Os atendimentos nas unidades com horário ampliado serão voltados principalmente para pessoas com sintomas como tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e outros sinais de gripe. Equipes estão preparadas para realizar triagem, atendimento e, se necessário, encaminhamento de casos mais graves.
O prefeito Ângelo Chequer destacou que a ação é parte do esforço para garantir acesso rápido e eficiente ao atendimento de saúde básica, especialmente neste momento de aumento de doenças respiratórias.
A expansão do horário poderá ser estendida a outras UBSs, conforme avaliação da Secretaria de Saúde.
Informações: Prefeitura de Viçosa