Conselho Municipal de Saneamento Básico avalia transição de taxa para tarifa em reunião.
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Viçosa reuniu-se na quinta-feira, 3 de julho, na sede do Cisab/Zona da Mata. O encontro teve como pauta a avaliação da já aprovada mudança da taxa para a tarifa de resíduos sólidos.
Na reunião, técnicos da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento de Minas Gerais – Zona da Mata (Aris ZM) explicaram aos representantes da Prefeitura e de órgãos da sociedade civil o objetivo da alteração. A partir da mudança, as tarifas serão cobradas com base no volume de resíduos sólidos produzidos por cada residência.
O Conselho Municipal de Saneamento Básico foi estabelecido pela Portaria Nº 1044/2025, assinada pelo prefeito Ângelo Chequer em 15 de maio. A composição do conselho inclui os seguintes membros titulares e suplentes, respectivamente: Mausarene das Graças Guedes Viana e Francianny Maria de Paula Souza, representando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); Marco Antônio Evangelista Cardoso e José Roberto Lopes, da Câmara Municipal de Viçosa; Romeu Souza da Paixão e Guilherme Silva Soares, da Secretaria Municipal de Obras; Lilian Aparecida de Gomes Souza e Renata de Freitas Stanciola, da Secretaria Municipal de Saúde; e Humberto Candeias Cavalcanti e José Maurício Lopes Pinto, da Secretaria de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos.
Também fazem parte do conselho Patrícia das Graças Luís de Queiroz e Luis Alberto Miranda Pacheco, pelo Codema (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente); Renato Luiz Gonçalves e Renan Cardoso Lima, representando entidade filantrópica ou ONG cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social; Rodrigo Bicalho e Jorge Chequer, pela Casa do Empresário; e Antônio Raimundo Charrão Rodrigues, pelas associações de moradores.
Informações: Assessoria de Imprensa