Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


PMV promove ações de conscientização e apoio no “Agosto Lilás”
5 de agosto de 2025

Campanha busca mobilizar a sociedade no combate à violência contra a mulher com palestras, blitz e atividades em praça pública.

A Prefeitura de Viçosa, por meio do Setor de Políticas para as Mulheres e outras secretarias, está realizando uma série de ações ao longo do mês de agosto. As atividades integram a campanha “Agosto Lilás”, que busca conscientizar e apoiar a mulher no combate à violência.

No dia 2, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Mara Iamin, proferiu uma palestra no Tiro de Guerra. O evento abordou a violência contra a mulher, buscando a mobilização sobre o tema. Na segunda-feira, dia 4, Mara Iamin se reuniu com o Major Felipe Henrique de Oliveira, comandante da 10ª Cia da Polícia Militar Independente de Viçosa. A pauta do encontro foi a organização de uma blitz educativa sobre o assunto. A Polícia Militar possui uma Rádio Patrulha específica para proteção à mulher.

Participaram da reunião a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Nádia Andrade, o tenente Alexandro e os cabos Uelinton e Rosilene.

Para o próximo sábado, dia 9, está programada a ação “Tenda na Praça”. O evento ocorrerá na Praça Silviano Brandão. Nele, as secretarias de Assistência Social, Agropecuária, Educação, Desenvolvimento, Saúde e Cultura vão oferecer informações sobre segurança pública, saúde, apoio psicológico, jurídico e socioeconômico para as mulheres.

A campanha também prevê trabalhos educativos em escolas municipais. Os alunos poderão participar com desenhos e redações sobre o tema. Mara Iamin destacou a importância do compromisso diário no enfrentamento à violência. A campanha do Agosto Lilás promove eventos e debates em todo o Brasil, com o envolvimento de agentes públicos e meios de comunicação. O objetivo é divulgar informações sobre os tipos de violência, como a física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

O mês de agosto foi escolhido para a campanha por ser o período em que a Lei Maria da Penha foi sancionada em 2006. A lei estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Informações: Assessoria de Comunicação