segunda-feira, 8 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Viçosa realiza 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos

Viçosa realiza 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos

Evento discutiu estratégias de enfrentamento às violações e escolheu delegados para etapa estadual

A 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Viçosa ocorreu no dia 28 de agosto, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O encontro reuniu servidores, representantes dos poderes públicos e a comunidade local. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Departamento de Apoio aos Conselhos Municipais.

Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência seguiu a mesma linha da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.

Foram discutidas propostas voltadas para o enfrentamento de violações e retrocessos, a busca pela justiça social e igualdade, além do fortalecimento institucional de órgãos ligados à promoção e defesa dos direitos humanos. Também esteve em pauta a ampliação da participação social e a necessidade de estreitar a relação entre a sociedade civil e os segmentos governamentais.

A abertura contou com palestra de Marco Aurélio Marques, professor titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com atuação em gestão e políticas públicas. Em seguida, o professor Bruno Tavares, também da UFV, doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, apresentou a segunda palestra do evento.

Ao final, foram eleitos oito delegados, sendo três representantes governamentais e cinco da sociedade civil organizada. Eles irão representar Viçosa na Conferência Estadual de Direitos Humanos, marcada para os dias 25 e 26 de setembro, em Belo Horizonte.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Sérgio Lopes, o secretário municipal de Governo, Marcos Fialho, a secretária de Assistência Social, Marise Alves Silva Pinto, além de representantes da OAB, da Secretaria de Educação e do PROCON.

Informações: PMV