terça-feira, 9 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

ESTUDANTES DA UFV FECHAM CORREDOR PARA IMPEDIR VOTAÇÃO DE NOTA MÍNIMA

ESTUDANTES DA UFV FECHAM CORREDOR PARA IMPEDIR VOTAÇÃO DE NOTA MÍNIMA
<![CDATA[]]>

Na tarde de hoje, estava marcada uma reunião  no CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) a fim de votar a adesão de nota mínima para o ingresso nos cursos da UFV.

A nota mínima é uma medida que visa estabelecer uma nota base para ingressos nos cursos da UFV através da prova do Enem pelo Sisu. Assim, estabelecida essa nota mínima, estudantes que tivessem uma nota abaixo a nota pré-estabelecida não poderiam ingressar nos cursos superiores, mesmo havendo vagas.

A temática já vem sido discutida a um tempo pelo CEPE e hoje pela segunda vez a votação para a sua aprovação iria ser colocada em pauta para decisão.

No ano passado, o assunto já havia vindo para votação. Contudo, por haver pouca discussão sobre o tema e devido a pressão de alguns estudantes contra a medida, a decisão foi adiada.

Hoje, dia 08/11, aconteceria no Salão Nobre no Edifício Arthur Bernardes a votação para a decisão a ser tomada diante da nota mínima. Porém, diversos estudantes se reuniram no corredor do prédio, deitando em fileiras pelo chão e segurando cartazes contra a aprovação da nota mínima, fechando a passagem do espaço, ocasionando em um adiamento da votação.

A votação para a nota mínima na universidade vem sendo discutida, devido ao grande de número de evasão e de reprovação dos estudantes durantes na graduação.