Um caminhão-tanque carregado com emulsão asfáltica perdeu os freios e derramou cerca de 13 mil litros do produto químico na altura do km 244 da BR-356, em Muriaé, nesta terça-feira (16).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo descia a serra quando o motorista percebeu a falha nos freios. Sem controle, ele seguiu até atingir um amontoado de terra em uma área de obras. Apesar do impacto, o condutor não se feriu.
Com a colisão, o tanque se rompeu e o material — considerado perigoso e nocivo ao meio ambiente — se espalhou pela pista. A emulsão foi contida a cerca de 30 metros do Rio Preto, evitando que atingisse o curso d’água que corta a região.
A emulsão asfáltica é uma mistura de asfalto (parte oleosa) e água, unida com o auxílio de agentes químicos conhecidos como emulsificantes.
Equipes de contenção ambiental e bombeiros trabalharam no local para evitar maiores danos, enquanto a rodovia ficou parcialmente interditada para limpeza e remoção do produto.
Informações: g1 Zona da Mata