Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Banco de Leite de Viçosa enfrenta desafios para manter estoque constante para bebês prematuros
23 de setembro de 2025

Equipe do Hospital São Sebastião apresentou dados sobre o serviço em reunião na Câmara Municipal

O Banco de Leite de Viçosa, vinculado à Unidade São Sebastião do Complexo Hospitalar de Viçosa, foi tema de apresentação na Câmara Municipal na noite de segunda-feira (22), a pedido da vereadora Jamile Gomes (PT). O serviço é responsável por atender bebês prematuros e de baixo peso da UTI neonatal do Hospital São Sebastião e enfrenta desafios para manter o estoque constante de leite humano.

A coordenadora do setor, Luzia Pinheiro, destacou o impacto do serviço: “O leite humano pode reduzir em até 22% a mortalidade neonatal e em 13% a mortalidade infantil em menores de 5 anos. Cada frasco doado significa mais chances de sobrevivência e qualidade de vida para os bebês internados”.

Criado em 2005 e credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite em 2011, o serviço realiza coleta domiciliar em bairros de Viçosa e cidades vizinhas, como Teixeiras, além de apoiar mães com dificuldades de amamentação, realizar a pasteurização do leite e manter um lactário para distribuição.

A vereadora Jamile ressaltou a relevância do setor e lembrou da conquista de um veículo exclusivo para coleta domiciliar: “O Banco de Leite de Viçosa é uma referência na região, precisa de fortalecimento, visibilidade e reconhecimento. É um privilégio contar com esse serviço no município”.

Desafios e avanços

Entre os principais obstáculos, está a falta de doações regulares, especialmente em períodos de férias e feriados, quando os estoques reduzem drasticamente, enquanto a demanda das UTIs permanece alta. Problemas como pega incorreta, dores, desmame precoce, falta de apoio familiar, desinformação e o retorno precoce ao trabalho também dificultam a amamentação.

Apesar disso, a equipe comemora avanços, como a aquisição de novos materiais e equipamentos e a ampliação da coleta com veículo próprio. Para o futuro, estão previstas melhorias como o funcionamento 24h do lactário, a compra de novos aparelhos de pasteurização e maior integração com a rede municipal de saúde.

O diretor-geral do Complexo Hospitalar, Amarildo de Souza, destacou a importância da aproximação entre serviços de saúde e comunidade: “O Banco de Leite é um desses serviços que representam vida e esperança, e merece ser fortalecido e reconhecido”.

Também participaram da apresentação o gerente da Unidade São Sebastião/Centro, Mow Azevedo, e a gerente assistencial da unidade, Michele Silvia.