terça-feira, 21 de julho de 2026
Urgente

Minas Gerais encerra participação nos Jogos da Juventude 2025 com 22 medalhas

Minas Gerais encerra participação nos Jogos da Juventude 2025 com 22 medalhas

Minas Gerais encerrou a participação nos Jogos da Juventude 2025 com uma das dez melhores campanhas da competição, realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Brasília (DF). Entre os dias 10 e 25/9, os estudantes-atletas mineiros conquistaram 21 medalhas (cinco de ouro, 11 de prata e seis de bronze), garantindo a nona colocação na classificação geral. O estado ainda somou mais uma medalha de prata na 3ª divisão, totalizando 22 medalhas nos jogos.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) acompanhou de perto a delegação mineira, formada por 180 estudantes-atletas e 11 professores/técnicos. Representando 82 escolas de 40 municípios, os jovens defenderam Minas Gerais em 19 modalidades e mostraram a força do esporte escolar mineiro no cenário nacional.

“Os estudantes-atletas representaram Minas Gerais com orgulho e mostraram que o esporte escolar do estado segue crescendo. Minas é hoje um dos estados que mais investem no esporte porque acreditamos no seu poder transformador como ferramenta de inclusão social e de oportunidades para os nossos jovens”, celebrou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Alê Portela.

Entre os destaques, está Sarah Ferreira Mourão, da unidade Castelo do Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte. A jovem atleta conquistou quatro medalhas na ginástica rítmica. “Estou muito feliz de poder levar Minas ao lugar mais alto do pódio, é muito gratificante ver que meu trabalho está dando resultado. Quero agradecer todo o carinho da torcida, esse apoio é muito importante”, comemorou Sarah.

Minas também teve um bom desempenho em outras modalidades, como na natação, com cinco pódios. O estado se destacou ainda no judô, ciclismo, esgrima e voleibol, além de alcançar resultados inéditos no tiro com arco.

Próximos desafios

Após o desempenho em Brasília, Minas Gerais já volta suas atenções para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão realizados em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a partir de 7/10. A competição nacional vai reunir milhares de atletas de todo o país e será mais uma oportunidade para o estado reafirmar sua tradição e revelar novos talentos do esporte escolar.

Quadro de medalhas de Minas Gerais nos Jogos da Juventude 2025