Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Acordo Internacional: UFV Capacita 30 Professores de Universidade Equatoriana
7 de outubro de 2025

UTEQ Envia Segunda Turma de Docentes para Treinamento em Métodos Ativos no Campus Viçosa

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebe no campus Viçosa 30 professores da Universidad Técnica Estatal de Quevedo (UTEQ), do Equador, para um curso de capacitação. O grupo participa, durante esta semana, do curso Métodos Ativos de Ensino e Aprendizagem, organizado pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). A reitora da UTEQ, Yenny Guiselli Torres Navarrete, integra a comitiva.

A recepção oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (6) em cerimônia realizada no Salão Nobre do edifício Arthur Bernardes. A mesa oficial de boas-vindas contou com a presença do reitor da UFV, Demetrius David da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes, do diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta, da representante da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Cláudia Gomes de Castro, e do pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto. A reitora da UTEQ agradeceu à UFV pela colaboração.

Esta é a segunda turma de docentes da UTEQ a participar do curso. Em maio, 40 professores foram capacitados. A moderação ficou sob responsabilidade da professora Rosângela Minardi Mitre Cotta, do Departamento de Nutrição e Saúde.

O treinamento atual ocorre até sexta-feira (10). A condução da capacitação está a cargo de integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR), ligado ao Departamento de Educação (DPE). A equipe inclui a professora Rita Márcia Vaz de Mello e o doutorando em Política Social Sidney Pires Martins. A professora Joziane Ferraz de Assis, do Departamento de Letras (DLA), também integra a equipe. Este grupo será responsável por ministrar o próximo treinamento, previsto para novembro, para mais 30 docentes da UTEQ.

Com esta programação, 100 professores da UTEQ terão participado dos cursos sobre métodos ativos na UFV até o final de 2025. Este total corresponde a 20% do corpo docente da UTEQ, a primeira universidade na área de agrárias fundada no Equador. As capacitações integram as ações de um acordo de cooperação assinado em 2023 entre as instituições, com intermediação da DRI.

Durante a cerimônia, a reitora da UTEQ destacou que as capacitações na UFV representam a aquisição de ferramentas pedagógicas e a possibilidade de construir laços de amizade e colaboração acadêmica. Ela afirmou que o conhecimento se multiplica quando as universidades se unem. O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, registrou sua convicção de que a parceria fortalece ambas as instituições. Ele ressaltou a importância da colaboração no âmbito da América do Sul.

O reitor da UFV comentou sobre a relevância do tema da capacitação. Ele destacou que o desafio atual das universidades envolve a reconexão com os estudantes. Demetrius avalia as metodologias ativas como fundamentais para restabelecer essa conexão, pois o processo de ensino e aprendizagem exige participação ativa dos alunos.

A representante da DRI, Cláudia de Castro, manifestou satisfação pelo fato de a capacitação ser uma ação do acordo de 2023, que abre possibilidades de parceria.

Outra ação resultante do convênio ocorreu no início de 2024. O Departamento de Letras recebeu cinco estudantes da UTEQ para um estágio de 30 dias com aulas de inglês e português. Esta experiência levou a UFV a oferecer, desde agosto, um curso online de português para estrangeiros aos docentes da UTEQ, coordenado pela professora Idalena Chaves, do DLA.

O diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta, registrou sua satisfação em receber os professores para a capacitação de 40 horas. Odemir visitou o Equador em julho deste ano, o que contribuiu para a continuidade das capacitações com as turmas atuais e futuras. A parceria com a UTEQ e com a Universidad Andina Simon Bolívar (UASB), visitada por ele em Quito, fomenta o processo de internacionalização na UFV.

Informações: UFV