Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Debate sobre Inteligência Artificial na UFV: Evento discute uso em atividades acadêmicas
7 de outubro de 2025

Pró-Reitoria de Ensino Promove Palestra e Apresenta Orientações da Instituição

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) organiza um evento focado no tema Inteligência Artificial nas atividades acadêmicas da UFV. O encontro está marcado para esta quarta (8), com início às 18h, no auditório da Biblioteca Central (BBT) do campus Viçosa.

A comunidade universitária terá a oportunidade de acompanhar a palestra da professora Cláudia Helena dos Santos Araújo. Ela é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). A professora possui atuação profissional nas áreas de Educação, Ensino e Formação de Professores, com foco em Tecnologia e Inteligência Artificial.

O evento também incluirá a apresentação do resultado de um trabalho desenvolvido por uma comissão específica. Esta comissão recebeu a incumbência de analisar e elaborar propostas de orientações gerais para o uso da Inteligência Artificial (IA) no contexto acadêmico da instituição.

O trabalho da comissão teve início após um seminário realizado no campus Viçosa no ano anterior. Desde então, estudantes, técnicos e professores da UFV participaram de Grupos de Trabalho (GTs) que abordaram o tema IA sob sete perspectivas distintas.

Os sete Grupos de Trabalho discutiram os seguintes focos: IA na Avaliação da Aprendizagem (GT1), Ética e Autoria no uso de IA (GT2), IA e práticas docentes (GT3), IA na Aprendizagem discente (GT4), IA e inclusão (GT5), IA na pesquisa (GT6), e IA na extensão (GT7).

O objetivo da reunião é fornecer informações sobre as implicações da IA e apresentar as diretrizes elaboradas pelos grupos de estudo. A iniciativa busca informar os membros da instituição sobre o posicionamento e as recomendações internas relacionadas à integração da Inteligência Artificial nas rotinas de ensino, pesquisa e extensão.

Os participantes do evento receberão certificado. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do programa UFV em Formação no YouTube, permitindo o acompanhamento remoto pela comunidade.

Informações: UFV