
"Eu Sou Quilombola!" aborda história e território da comunidade Buieié
O documentário "Eu Sou Quilombola!", produção com origem em Viçosa (MG), fará sua estreia em eventos de cinema na capital mineira, Belo Horizonte. A exibição ocorrerá na mostra @cinemadosquilombos, no @cinesantatereza. O evento está agendado para os dias 3 a 7 de dezembro. A estreia do filme será no dia 7 de dezembro, às 16 horas.
"Eu Sou Quilombola!" acompanha os jovens quilombolas Julius Keniata e Carina Veridiano em uma investigação da comunidade Buieié, localizada na zona rural de Viçosa, Minas Gerais. O documentário utiliza a escuta das mulheres mais velhas, a leitura de registros e a ativação da memória oral. O objetivo é a compreensão do processo de constituição do território quilombola e o lugar dos jovens nesse território.
A produção do documentário foi realizada entre 2024 e 2025. O projeto teve fomento da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Viçosa (MG). O financiamento ocorreu por meio dos recursos do Edital 001/2023, oriundos da Lei Paulo Gustavo.
O filme é uma produção da @confluenciasfilmes, em coprodução com a @burn.audiovisual.
A direção e o roteiro são de Raoni Garcia e Matheus Vieira. A produção executiva também é de Raoni Garcia. Anna Laranjeira atuou como assistente de direção e cinematografia. Ela também assina a pesquisa em conjunto com Fausto Ribeiro. Julius Keniata foi assistente de Pesquisa e assistente de produção local. A assistência de câmera ficou a cargo de Letícia Arantes. Marlon Dias realizou a montagem, a edição e a finalização. Walkyria Rezende foi assistente de produção. A fotografia still é de Raoni Garcia. O intérprete de Libras é André L. S. Souza. A audiodescrição foi feita por Beatriz Ansani e Edmilson dos Anjos. A tradução bilíngue e a legenda são de Matheus Vieira.


Informações: Confluenciasfilmes