{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Governo de Minas promove nova edição do Feirão de Empregos, com mais de 8,5 mil vagas disponíveis
18 de novembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador, Mateus Simões, participaram, nesta terça-feira (18/11), da nova edição do Feirão de Empregos, uma das maiores ações do estado voltadas à geração de trabalho e renda. Mais de 8,5 mil vagas foram oferecidas durante o evento realizado no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na Praça da Estação, em Belo Horizonte

Ao todo, 66 empresas participaram do feirão – uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). Foram disponibilizadas vagas nos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência e jovens aprendizes.

Durante o feirão, o público teve a oportunidade de conhecer o programa Minas Forma, também promovido pela Sedese, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

O chefe do Executivo mineiro destacou a iniciativa que facilita a procura por vagas no mercado de trabalho.

“Acompanhamos mais uma vez o feirão de empregos, com mais de 8,5 mil oportunidades para aquelas pessoas que estão procurando. Temos diversos tipos de empregos, um cardápio para todos os gostos e tenho certeza que vamos superar nesta versão as vagas do último mutirão, provando que o Governo do Estado faz a sua parte para melhorar a vida dos mineiros”, disse Romeu Zema.

Também foi disponibilizado atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com orientações sobre cadastro, seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital, além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

“Fazer esse tipo de feirão permite que as pessoas encontrem aqui mesmo as futuras empresas onde vão trabalhar. Além disso, existe a prestação de serviços sociais como carteira de identidade e emissão da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista”, ressaltou o vice-governador Mateus Simões.

Desde janeiro de 2019, Minas Gerais registrou mais de 1 milhão de empregos formais criados. Somente em 2025, o Estado já acumula 164 mil novas vagas no mercado de trabalho, com nove meses seguidos de saldo positivo de geração de empregos no ano.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressaltou o impacto e a importância das parcerias.

“O feirão é um sucesso porque conecta, de forma direta, o trabalhador que procura um emprego e as empresas que precisam contratar. Esse é um trabalho conjunto que abre portas, fortalece o emprego e mostra que Minas segue prosperando ao lado de quem gera oportunidades e ao lado também de quem precisa trabalhar”, lembrou.

Mutirão Cidadão

Durante o evento também foi realizado o Mutirão Cidadão, coordenado pela OGE-MG, que ofereceu uma ampla oferta de serviços gratuitos à população, incluindo a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), atendimentos como troca de lâmpadas e orientações sobre faturas pela Cemig e Copasa, doação de roupas e retirada gratuita, por meio da campanha Arara Solidária, do Serviço Social Autônomo (Servas), e agendamento de doação de sangue junto à Fundação Hemominas.

“O Governo de Minas esteve unido em prol do cidadão mineiro, buscando em conjunto oferecer aquilo que a população mais precisa: oportunidade de emprego e de resolução de pendências em um mesmo lugar” destacou o ouvidor-geral adjunto do Estado, Matheus Cheib.