Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Bancos alteram horários de funcionamento no Natal e Ano-Novo

23 de dezembro de 2025


{{brizy_dc_image_alt entityId=

Federação Brasileira de Bancos estabelece cronograma de atendimento presencial e digital para o final de ano

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o cronograma de funcionamento das agências bancárias para as festas de final de ano. O atendimento ao público sofrerá alterações específicas nas datas comemorativas de Natal e Ano-Novo. O planejamento visa orientar os clientes sobre os prazos para pagamentos e compensações financeiras no período.

As agências bancárias não realizarão atendimento presencial nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal). Nestas datas, as instituições também não processarão compensações bancárias, o que inclui transferências via TED. O dia 31 de dezembro também não terá expediente nas unidades físicas para atendimento ao público.

Na véspera de Natal, quarta-feira (24), os bancos terão horário de funcionamento reduzido. O atendimento presencial ocorrerá apenas no intervalo das 9h às 11h. Após esse período, as agências encerram as atividades internas e externas. Os usuários que necessitarem de serviços físicos devem se programar para esse curto período de abertura.

A operação do sistema Pix não sofrerá interrupções durante o feriado. O serviço de pagamentos instantâneos continuará disponível 24 horas por dia em todos os canais digitais. Os aplicativos bancários e o internet banking permanecem ativos para consultas e transações remotas mesmo quando as agências estiverem fechadas.

As contas de consumo, como água, luz e telefone, que possuem vencimento nos dias de feriado, poderão ser pagas no dia útil subsequente. O sistema bancário permite essa quitação sem a aplicação de multas por atraso. Entretanto, o tratamento para tributos federais, estaduais ou municipais é diferente. A orientação indica que os tributos devem ser quitados de forma antecipada caso o vencimento coincida com os dias sem expediente bancário, evitando assim a cobrança de juros.

Informações: Tribuna de Minas