Governo de Minas inaugura projeto inédito da Cemig em Serra da Saudade, menor município do Brasil
15 de janeiro de 2026

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, nesta quinta-feira (15/1), da inauguração da Microrrede da Cemig em Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas.
O projeto, pioneiro no Brasil, reúne armazenamento inovador, geração solar dedicada à recarga, medição inteligente e automação avançada do sistema, fazendo do menor município do país uma das localidades mais modernas em distribuição de energia elétrica.
Com pouco mais de 800 habitantes, Serra da Saudade foi escolhida após criteriosa análise técnica e econômica que comparou a microrrede com alternativas tradicionais como reforços de rede e a construção de novos alimentadores para estabelecer uma dupla alimentação.
"É um dia histórico para a Cemig, para Minas Gerais e para a Serra da Saudade: a primeira cidade do Brasil, uma das pouquíssimas do mundo, que passa a ter um sistema de dupla alimentação de energia elétrica através de baterias, que são alimentadas por uma usina fotovoltaica", disse o governador de Minas Gerais.