Governo de Minas lança PPP que prevê investimentos de R$ 5,1 bilhões em escolas da rede estadual
21 de janeiro de 2026

O Governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (21/1), o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que vai dar mais agilidade à resolução de demandas estruturais e reduzir a burocracia da manutenção das escolas da rede estadual de ensino, beneficiando cerca de 70 mil estudantes.
O edital da PPP, conduzido pelas secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), prevê uma concessão administrativa para a reforma, conservação, manutenção, gestão e operação de serviços não pedagógicos em 95 unidades educacionais da rede pública estadual, distribuídas em 34 municípios mineiros.
O contrato terá duração de 25 anos e prevê investimentos superiores a R$ 5,1 bilhões. A empresa vencedora da licitação ficará responsável por serviços como manutenção predial, fornecimento de utilidades (água, energia, gás e esgoto), limpeza, jardinagem, tecnologia da informação, com internet em todos os ambientes e manutenção de equipamentos, além de vigilância 24 horas e controle de acesso.
O governador Romeu Zema participou do lançamento da iniciativa com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Calixto, e o diretor de Concessões e Parcerias da Codemge, Gabriel Fajardo.