sexta-feira, 24 de julho de 2026
Urgente
Van fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetizaçãoVan fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetização

Fiscalização nacional interdita 19 estabelecimentos por venda de café irregular

Fiscalização nacional interdita 19 estabelecimentos por venda de café irregular

Operação ocorreu entre 25 e 28 de maio e incluiu ações em Viçosa e Ervália, com apreensão de mais de 82 toneladas de produtos

Uma operação nacional de fiscalização interditou 19 estabelecimentos por comercialização de cafés fora dos padrões exigidos. A ação ocorreu entre os dias 25 e 28 de maio e resultou na apreensão de mais de 82 toneladas de produtos em diferentes estados do país.

Do total apreendido, 5.944 quilos correspondem a café torrado e moído e 76.070 quilos a matéria-prima utilizada na produção. A fiscalização envolveu 84 estabelecimentos e foi coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com apoio da Secretaria Nacional do Consumidor, do Procon-MPMG e de unidades dos Procons.

Em Minas Gerais, a operação ocorreu nos municípios de Viçosa e Ervália. Também houve ações no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.

Segundo os órgãos responsáveis, os estabelecimentos interditados comercializavam produtos fora do padrão oficial de classificação definido pela Portaria SDA/Mapa nº 570/2022. A norma estabelece critérios sobre identidade, qualidade, amostragem, apresentação e rotulagem do café.

A fiscalização também verificou o cumprimento da Lei nº 9.972/2000, que trata da classificação de produtos vegetais, e do Decreto nº 12.709/2025, que regulamenta a inspeção desses itens.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a operação busca coibir a adição de substâncias estranhas ao café, como cascas, paus e resíduos. Essas práticas podem reduzir o custo de produção de forma irregular.

Os órgãos destacam que a presença desses materiais pode representar risco à saúde, devido à possibilidade de contaminação e à proliferação de microrganismos em condições inadequadas de produção e armazenamento.

O Procon de Minas Gerais informou que uma nova operação, com foco em outros produtos, está prevista para o mês de junho.

Fonte: Rádio Mega Hits