Evento em Belo Horizonte discutiu consumo de rádio, estratégias de mercado e apresentou dados sobre audiência e publicidade no estado
Cerca de 350 pessoas participaram do encontro “Rádio & Mercado em Sintonia”, realizado na quinta-feira (18), no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas, em Belo Horizonte. O público reuniu lideranças do mercado publicitário, anunciantes e radiodifusores.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), em parceria com a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG). A programação incluiu a apresentação de uma pesquisa da Quaest sobre hábitos de consumo, linguagens e oportunidades do rádio em Minas Gerais.
A diretora de Inteligência de Mercado da Quaest, Nathália Porto, apresentou o estudo “Para Além do Dial, Rádio 3.0 e sua relação com Minas Gerais”. Segundo ela, os dados indicam que o rádio faz parte da rotina dos ouvintes e influencia a organização do dia. A diretora também destacou a necessidade de integração entre publicidade e o meio.
Os resultados foram debatidos em painel com representantes do setor. Participaram o presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, o presidente da AMIRT, Mayrinck Jr., o consultor Cristiano Stuani e o CEO do portal Tudoradio.com, Daniel Starck.
Durante o debate, Lobato Flôres afirmou que a credibilidade do rádio é um dos principais fatores apontados pela pesquisa. Ele também mencionou a adaptação do meio às plataformas digitais e o uso de linguagem direta na comunicação com o público.
Mayrinck Jr. destacou que o mineiro ouve rádio, em média, quase quatro horas por dia. Segundo ele, o meio está presente em diferentes plataformas, incluindo transmissões online, e mantém foco em conteúdo local, entretenimento e prestação de serviços.
O evento também contou com o painel “A força do rádio: mídia de resultados”, com o consultor e professor Fernando Morgado. Ele abordou o papel do rádio na conexão com o público e no retorno para anunciantes.
Outro painel reuniu representantes de agências e anunciantes. Pedro Senra, da Agência Filadélfia, e Amanda Vidotti, da Drogaria Araújo, apresentaram campanhas veiculadas em emissoras mineiras. Tatiana Rocha, da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e da Localiza, mediou o debate sobre planejamento estratégico de mídia.
Durante o encontro, a diretora de Comunicação da Cemig, Cristiana Kumaira, recebeu a comenda Januário Carneiro. A homenagem foi entregue pelo vice-presidente jurídico da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Flávio Lara Resende, como reconhecimento por serviços prestados ao setor.
