Programação envolveu estudantes, visitas técnicas e atividade aberta na Praça Silviano Brandão
Viçosa realizou, no dia 17, ações em comemoração ao Dia do Aurita, mascote oficial do município. A data destaca a proteção do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie nativa da Mata Atlântica classificada como ameaçada de extinção.
Instituído pela Lei Municipal nº 2.821/2020, o Aurita representa iniciativas locais voltadas à conservação da fauna e à educação ambiental. A programação foi organizada pela Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos, em parceria com o Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A Secretaria Municipal de Cultura e o Centro Experimental de Artes (CEA) também participaram.
As atividades ocorreram ao longo da semana e incluíram alunos das Escolas Municipais José Lopes Valente Sobrinho e Almiro Paraíso. Ao todo, 52 estudantes participaram das ações. Durante visitas às escolas, foram apresentados exemplares taxidermizados do sagui-da-serra-escuro e de saguis híbridos. Os encontros abordaram temas como alimentação, habitat, relações ecológicas e preservação da fauna.
A programação incluiu oficinas de desenho artístico conduzidas por professores do Centro Experimental de Artes. Os alunos observaram características físicas do Aurita e aprenderam a diferenciá-lo de outras espécies presentes na região.
Ao final das atividades, os estudantes visitaram o Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra da UFV. No local, tiveram contato com exemplares vivos da espécie e aprofundaram os conteúdos apresentados durante a semana.
As ações foram estendidas à comunidade no sábado, com atividade na Praça Silviano Brandão. Um estande montado pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Centro de Conservação apresentou informações sobre o Aurita, diferenças em relação aos saguis híbridos, desafios para conservação e projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFV.
As atividades integram iniciativas locais de educação ambiental e divulgação científica voltadas à conservação da biodiversidade.
