1 - O que é a catarata?
"A catarata é uma opacidade que acontece no cristalino e o cristalino é a lente natural que a gente tem dentro do olho e que fornece a maior parte do grau para possibilitar uma boa visão, ou seja, é a opacificação progressiva do cristalino".
2 - Existe algum sintoma para a catarata?
"Os principais sintomas da catarata são a diminuição da visão, dificuldade no contraste das cores e perdas visuais progressivas com imagens embaçadas. Com isso, mesmo com o uso do óculos, quando a catarata vai progredindo a pessoa passa a não ter uma visão satisfatória para atender suas necessidades diárias".
3 - Todas as pessoas podem ter catarata ou essa é uma doença que afeta somente as pessoas mais velhas?
"A catarata é uma doença mais predominante nos idosos, faz parte do envelhecimento natural do organismo, mas tem sim cataratas que podem acontecer precocemente. Existem as cataratas congênitas, que as crianças nascem com a catarata que precisa ser abordada precocemente e tem também cataratas ocasionadas por traumas oculares, uso de medicações, por exemplo, pacientes reumatológicos que fazem uso frequente de corticoide, e tem uma predisposição precoce do desenvolvimento da catarata, assim como os pacientes diabéticos e hipertensos".
4 - Quais são as melhores formas de prevenir a catarata?
"Quando a catarata é ocasionada de forma natural a forma de prevenção é proteger a nossa visão contra os raios solares, fazendo o uso de óculos solares que protejam a visão dos raios UVA e UVB. Contudo, a catarata é uma patologia que acontece com o próprio envelhecimento do nosso organismo. Assim, provavelmente a partir dos 60 anos, a maioria das pessoas terá a catarata".
5 - No verão, muitas pessoas acabam usando óculos sem a proteção adequada. Isso aumenta as chances de desenvolver a catarata?
"Isso é uma grande problema e muito sério. Quando usamos o artifício do óculos de sol queremos proteger a nossa visão. Assim é necessário que as lentes sejam de qualidade, que tenham garantia pois quando usamos um óculos solar sem qualidade, sem que a lente tenha essas proteções, ele faz com que haja uma dilatação natural da pupila e ao invés de estar protegendo a quantidade e qualidade dos raios solares que vão entrar no olho, ele vai intensificar a entrada de luz no olho, trazendo prejuízo para a visão e para a retina. É extremamente importante utilizar o óculos adequado pois é uma excelente proteção para os olhos, assim como o filtro solar é para a pele".
6 - Para as pessoas que já possuem a catarata. Quais as formas mais indicadas de tratamento?
"O tratamento da catarata é cirúrgico. A partir do momento que o paciente tem catarata e tem indicação é feita a cirurgia de catarata. É o único tratamento que é feito para melhorar e solucionar a catarata. A cirurgia é feita uma única vez e é o único tratamento. Na cirurgia é feita a retirada do cristalino, a lente natural do olho que já está opacificada e trocada por um lente artificial que irá proporcionar uma melhor qualidade de visão".
7 - Se a pessoa não fizer a cirurgia ela corre o risco de perder a visão?
"A catarata é alteração progressiva. Então se o paciente não fizer a cirurgia quando indicado, a chance da catarata ir piorando é muito grande. Antigamente víamos casos de pessoas que perdiam a visão por não procurarem tratamento, mas com a cirurgia hoje se tornou mais fácil solucionar o problema".
Tem alguma sugestão de tema? Mande para a gente!
Consulta ao Doutor - Terça e quinta às 7h45 na Rádio Montanhesa - 106,5.
Médica Oftamologista Daiane Khouri
Central Shopping - Rua Doutor Milton Bandeira - n° 140 - sala 113
Telefone: 3892-4885.