segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Urgente

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1 serão distribuídos pelo Sistema Único de Saúde conforme protocolo clínico definido pelo Ministério da Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ofertar medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1, conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, para pacientes com obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição seguirá estudos e um protocolo clínico que deverá definir as condições para utilização dos medicamentos.

A medida considera os primeiros resultados de um estudo realizado com pacientes atendidos pelo Grupo Hospitalar Conceição, da rede pública de Porto Alegre. Desde junho, pacientes selecionados passaram a utilizar a semaglutida, um dos princípios ativos dos medicamentos da classe GLP-1.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estudo acompanha 250 pacientes do SUS atendidos pelo hospital. O grupo é formado por pessoas com obesidade grave ou obesidade associada a outras morbidades.

O acompanhamento busca estabelecer diretrizes para o uso dos medicamentos e para o atendimento contínuo dos pacientes por médicos especialistas da unidade. A avaliação também considera diferentes situações relacionadas ao tratamento da obesidade.

Entre os pacientes acompanhados estão pessoas que aguardam cirurgia bariátrica. Um dos pontos analisados pelo estudo é se o uso da medicação pode controlar o quadro de obesidade de forma que a cirurgia deixe de ser necessária.

A pesquisa também avalia possíveis efeitos relacionados à redução de problemas cardíacos e à reincidência de câncer de mama.

Segundo o Ministério da Saúde, a definição de um protocolo clínico será utilizada para orientar a oferta dos medicamentos pelo SUS. O objetivo é estabelecer os critérios de utilização e acompanhamento dos pacientes que receberão o tratamento pela rede pública.

A oferta dos medicamentos ocorre no contexto da avaliação realizada pelo ministério sobre o uso dos agonistas do receptor GLP-1 no tratamento de pacientes com obesidade. A semaglutida está entre os princípios ativos utilizados no estudo desenvolvido pelo Grupo Hospitalar Conceição.

O acompanhamento dos 250 pacientes deverá contribuir para a definição das diretrizes relacionadas ao uso dos medicamentos no SUS. A avaliação considera tanto o controle da obesidade quanto possíveis impactos sobre condições associadas ao quadro.

Informações: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão