Mais de 200 pessoas participaram da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Viçosa nesta quinta-feira (28). O evento aconteceu no salão da Associação dos Ex-Alunos da UFV, na Vila Giannetti, com presença massiva de pessoas com mais de 60 anos de idade, além de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
Pautada na temática nacional que propõe um debate unificado sobre "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas", a discussão local foi além e revelou as demandas e reivindicações dos idosos viçosenses. Após a abertura, que contou com a presença do Secretário Municipal de Assistência Social, Luis Eduardo Figueiredo Salgado, os participantes da conferência se dividiram em grupos para discussão dos eixos temáticos, de acordo com a afinidade e interesse de cada um.
O primeiro grupo discutiu "os direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas". Os membros aprovaram como encaminhamentos a isenção de impostos para idosos, principalmente relacionados à moradia; a criação de um centro de permanência diária, com atividades recreativas e esportivas; e a priorização de idosos em filas para consultas e exames.
O segundo grupo trabalhou com a temática "educação: assegurando direitos e emancipação humana" e encaminhou como prioridades a criação de vagas exclusivas para idosos em universidades federais, além de gratuidade em universidades particulares; a oferta de cursos profissionalizantes, dando prioridade à pessoa idosa; e a adaptação dos espaços nas faculdades e escolas para o público idoso.
No terceiro grupo o eixo de discussão foi "enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa". Eles destacaram entre as prioridades a criação de um espaço específico de apoio e reclamações relacionadas à violência contra pessoas idosas da cidade e do campo; a inserção de temas relacionados à defesa dos direitos da pessoa idosa e do Estatuto do Idoso em disciplinas escolares; além da implantação de placas informativas sobre os direitos das pessoas idosas pela cidade.
O quarto e último grupo discutiu "os conselhos de direitos: seu pape na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas". Esse grupo definiu como encaminhamentos a criação de um plano de mobilidade urbana e rural para pessoas idosos, incluindo melhorias e adequações na ruas, ônibus e acessos públicos; e a ampliação da atuação de órgãos de fiscalização da qualidade dos serviços utilizados pelos idosos.
Após a plenária final, onde os grupos expuseram à assembleia seu encaminhamentos, aconteceu a eleição dos delegados que vão representar Viçosa na Conferência Estadual. A conferência elegeu Silvio de Moura Freitas (suplente Celeste Aida Lentini); Sheila luzia Balbino (suplente José Assunção Rodrigues) e Irene Maria Saraiva Lelis (suplente Wederson Cândido de Oliveira) os delegados que vão para Belo Horizonte nos dias 7 e 8 de agosto.
O educador físico e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Wederson Cândido de Oliveira, presidiu a conferência. Contente com a presença maciça dos idosos, ele acredita ser uma participação histórica em conferências. "Em todos esses anos atuando em políticas públicas para idosos e outros públicos, eu nunca vi uma conferência tão cheia e participativa", comentou.
Celeste Aida Lentini, de 76 anos, eleita delegada suplente, disse que está animada para representar a cidade na conferência estadual. Ela é figura frequente nas atividades do Programa Municipal da Terceira Idade, um programa da Prefeitura que atende mais de 400 idosos por semana com serviços de saúde, assistência, educação e lazer. Celeste também avaliou como positiva a conferência e defende que cada vez mais idosos ocupem espaços de discussão como esse.