CEMIG e ENERGISA são responsáveis pela manutenção da iluminação pública de Viçosa
16 de junho de 2016

'}}

Problemas de luzes queimadas, apagadas, piscando ou aquelas que ficam ligadas 24 horas na rede pública de iluminação da cidade de Viçosa são de responsabilidade das Concessionárias Cemig e Energisa. No entanto essas reclamações não estão sendo mais atendidas pelos telefones de atendimento ao consumidor das empresas desde 2015.

Essa é a razão pela qual a prefeitura solicita que o cidadão utilize somente o canal 0800-283-1020 para reclamações que está a serviço do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) .

O secretário de Governo, Luciano Piovesan, explicou que a Cemig continua sendo a responsável pela gestão de manutenção da iluminação pública na cidade. De acordo com ele, o  número disponibilizado pelo Consórcio serve para que a Prefeitura monitore as reclamações e repasse as demandas à Companhia, que pode ser multada caso descumpra o atendimento.

 Luciano Piovesan ressaltou que é muito importante a participação de todos os cidadãos para que informem o nome da rua e o número de residência mais próximo do poste que apresente problemas com iluminação pública para que as manutenções aconteçam com frequência.

Em novembro de 2014 a Prefeitura ingressou com um pedido de liminar contestando a Resolução Normativa nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transferiu para o município a responsabilidade pelo sistema de iluminação pública. Em fevereiro de 2015, o juiz federal substituto, Rafael Araújo Torres, determinou que a responsabilidade pelos serviços permanecesse com a concessionária.

Segundo dados informados pelo secretário de Governo, em Viçosa existem 7.715 pontos de iluminação pública e a decisão gerou uma economia de cerca de R$ 453 mil para município

publicidade

publicidade

publicidade