Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


CERIMÔNIA MARCA A REABERTURA DA CASA ARTHUR BERNARDES E ENTREGA DA COMENDA ARTHUR BERNARDES
6 de agosto de 2019

'}}

Os mais novos agraciados com a Comenda Arthur Bernardes receberam, no último sábado (3) a homenagem, durante evento marcado pela reabertura da Casa Arthur Bernardes, depois de dois anos fechada para manutenção. Dezenas de pessoas, entre autoridades, representantes de entidades e membros da sociedade viçosense estiveram presentes na cerimônia de entrega da láurea – que desde 1983 é concedida àqueles que se destacam, em Viçosa e região, pelo comprometimento com a causa pública.

Os três homenageados em 2019 foram os professores Per Christian Braathen e Ana Maria Campos Rocha e o Tiro de Guerra Tenente Kümmel. Diretor acadêmico da Univiçosa, Per é nascido em Oslo, capital da Noruega, em 1941, tendo vindo ainda na adolescência para o Brasil. Licenciou-se em Química pela Universidade Estadual da Guanabara, atualmente Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Química Analítica pela PUC-RJ e doutor em Educação Científica pela University of Winsconsin, nos EUA. Por 25 anos, foi professor do Departamento de Química da UFV, até se aposentar em 2003. “É uma honra receber esta homenagem. Sou brasileiro naturalizado e viçosense de coração. Fico, portanto, muito feliz pelo reconhecimento”, declarou Per.

O trabalho social e educativo em prol de crianças, adolescentes e idosos da comunidade Pau de Cedro, na zona rural de Viçosa, foi determinante para que Ana Maria Campos Rocha viesse, igualmente, a se tornar uma das homenageadas do evento. Nascida em 1946 na localidade Córrego de Santo Antônio, na zona rural de Cajuri (MG), formou-se como professora do Primário, na Escola Normal e Ginásio Nossa Senhora do Carmo. Participou de cursos (Pré-Serviço) na área de Extensão Rural da UFV e trabalhou durante dois anos na Emater. Mas foi a coordenação do projeto “Se eu quero, eu posso”, que completa dez anos, uma das principais realizações de sua biografia. Com a colaboração de vários outros voluntários, o trabalho consiste em oferecer, gratuitamente, aulas de artesanato, reforço escolar em português, matemática, inglês, dança e informática a dezenas de pessoas da comunidade atendida. “É uma oportunidade de chamar atenção para a entidade e despertar o interesse em todos aqueles que queiram se juntar a nós como voluntários e também contribuir”, disse Ana Maria.

Já o Tiro de Guerra Tenente Kümmel, localizado em Viçosa, foi institucionalizado oficialmente em 1946. Anualmente, promove a formação de cerca de 100 atiradores. Participa, ainda, de momentos cívicos em escolas municipais, campanhas sociais, de doação de sangue, entre outras ações. Atualmente, os instrutores do Tiro de Guerra são o Subtenente de Comunicações, Pedro Aureliano dos Santos Júnior, que também responde pela Chefia da Instrução, e o Subtenente de Artilharia Mário Roberto Cordeiro da Costa. “É o reconhecimento pelo trabalho de formação de jovens que, conosco, mais do que orientações militares, obtêm a conscientização de seus deveres sociais”, afirmou o Subtenente Aureliano.

Na solenidade, também teve início a 5ª Semana Arthur Bernardes, uma série de atividades comemorativas para celebrar a memória do ilustre ex-presidente viçosense. “O evento é de suma importância para popularizarmos a relevância de Arthur Bernardes, bem como enaltecer personalidades e entidades que desempenham, de modo brilhante, ações construtivas para nossa sociedade”, declarou o presidente da Casa do Empresário, Julismar Marques. Já a assessora especial da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UFV, Daniela Araújo, ressaltou ser “muito gratificante devolver à comunidade esta casa, que esteve fechada desde 2017, e que agora volta a se abrir nesta parceria com a Casa do Empresário”.

Para ver imagens do evento, clique aqui.