Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Secretaria de Saúde realiza Feira da Saúde no bairro Bom Jesus
8 de outubro de 2019

A Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Jesus realizou, no último sábado (05), a Feira de Saúde para a população daquela localidade. Profissionais da unidade, do Centro Estadual de Atenção Especializada, do Serviço de Atendimento Especializado, do Centro de Testagem e aconselhamento e estudantes da UFV receberam dezenas de pessoas que passaram pela UBS.

Durante toda a manhã, foram ofertados serviços como coleta para exame preventivo para 21 mulheres; teste rápido de HIV, Hepatites B e C (56); Teste de glicemia(86); aferição de pressão (90) e orientação sobre saúde bucal e sobre auto exame das mamas. Além disso também aconteceu o mapeamento nutricional, em que foi verificado o peso, altura e massa corporal (53) e também foram feitas 18 requisições para mamografia.

feira_saude

Maria das Graças Sales foi uma das pessoas que passaram pela unidade. Segundo ela, a Feira de Saúde é uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que muitas vezes não tem tempo para ir ao médico e fazer exames durante a semana - "Os jovens, por exemplo, não costumam procurar fazer os exames básicos como esse do teste rápido. Então essa é uma boa oportunidade" disse ela.

feira_saude

 

A Agente de Saúde do bairro, Maria Aparecida Prisca, acredita que o trabalho do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) é imprescindível para que as pessoas previnam as doenças e, com isso, as filas nos hospitais tenham um menor número de pacientes necessitados de serviços de urgência e emergência - "Nós trabalhamos todos os dias com a conscientização de que prevenir é melhor que remediar e, por isso, organizamos feiras como essa para que o trabalho chegue a mais pessoas".