O infectologista David Everson Uip concederá entrevista à Rádio Montanhesa neste sábado (29), às 11h, para falar sobre o Covid-19, também conhecido como o novo coronavírus. O infectologista participará do Programa Montanhesa em Foco, com José Antônio Valentim.
Com a expansão de casos do novo coronavírus (Covid-19) fora da China, a OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o alerta de risco de uma epidemia global para "muito alto", o maior da escala. Segundo o último boletim da instituição, divulgado nesta sexta-feira (28), ao menos 83.346 pessoas foram infectadas no mundo (95% delas na China) e 2.858 morreram. Casos da doença já são registrados em 49 países, incluindo o Brasil, que, na quarta-feira (26), confirmou a primeira ocorrência em São Paulo. O Ministério da Saúde monitora ainda 182 suspeitas.
Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), David Uip é professor livre docente pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor titular de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC e reitor do Centro Universitário Saúde ABC. Ele está coordenando um comitê de contingenciamento para enfrentar a chegada do coronavírus em São Paulo.
Também participarão do programa o secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schittini, e o assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques.
Viçosa
Foi internada, nesta quarta-feira (26), uma mulher com sintomas do coronavírus. A paciente retornou de uma viagem à Tailândia há poucos dias e apresentou alguns sintomas leves da doença.
Ela está internada na enfermaria do Hospital São Sebastião e, de acordo com o último boletim médico, está estável. Os exames foram encaminhados ao Estado de Minas Gerais e à Fundação Fiocruz; os resultados devem ficar prontos na próxima terça-feira (3).
O que é o Covid-19?
Em 31 de dezembro de 2019, o Ministério da Saúde Chinês comunicou à Organização Mundial de Saúde a ocorrência de casos de infecção respiratória grave ocorridos por um novo tipo de vírus, que alguns dias depois foi identificado como Covid-19, uma nova variante do coronavírus.
Apesar da alta capacidade de transmissão, boa parte dos infectados apresenta sintomas leves. A maioria dos casos de morte ocorreu entre pessoas com doenças de base, como problemas cardíacos, problemas respiratórios crônicos, diabetes, deficiências severas de imunidade, dentre outras.