Montanhesa FM/ Q FM

Infectologista David Uip dará entrevista à Rádio Montanhesa neste sábado sobre coronavírus

Uip, um dos maiores infectologistas do Brasil, participará do programa Montanhesa em Foco, com José Antônio Valentim.

O infectologista David Everson Uip concederá entrevista à Rádio Montanhesa neste sábado (29), às 11h, para falar sobre o Covid-19, também conhecido como o novo coronavírus. O infectologista participará do Programa Montanhesa em Foco, com José Antônio Valentim.

Com a expansão de casos do novo coronavírus (Covid-19) fora da China, a OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o alerta de risco de uma epidemia global para “muito alto”, o maior da escala. Segundo o último boletim da instituição, divulgado nesta sexta-feira (28), ao menos 83.346 pessoas foram infectadas no mundo (95% delas na China) e 2.858 morreram. Casos da doença já são registrados em 49 países, incluindo o Brasil, que, na quarta-feira (26), confirmou a primeira ocorrência em São Paulo. O Ministério da Saúde monitora ainda 182 suspeitas.

Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), David Uip é professor livre docente pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor titular de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC e reitor do Centro Universitário Saúde ABC. Ele está coordenando um comitê de contingenciamento para enfrentar a chegada do coronavírus em São Paulo.

Também participarão do programa o secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schittini, e o assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques.

Viçosa

Foi internada, nesta quarta-feira (26), uma mulher com sintomas do coronavírus. A paciente retornou de uma viagem à Tailândia há poucos dias e apresentou alguns sintomas leves da doença.

Ela está internada na enfermaria do Hospital São Sebastião e, de acordo com o último boletim médico, está estável. Os exames foram encaminhados ao Estado de Minas Gerais e à Fundação Fiocruz; os resultados devem ficar prontos na próxima terça-feira (3).

O que é o Covid-19?

Em 31 de dezembro de 2019, o Ministério da Saúde Chinês comunicou à Organização Mundial de Saúde a ocorrência de casos de infecção respiratória grave ocorridos por um novo tipo de vírus, que alguns dias depois foi identificado como Covid-19, uma nova variante do coronavírus.

Apesar da alta capacidade de transmissão, boa parte dos infectados apresenta sintomas leves. A maioria dos casos de morte ocorreu entre pessoas com doenças de base, como problemas cardíacos, problemas respiratórios crônicos, diabetes, deficiências severas de imunidade, dentre outras.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar