Uma delegação da UFV realizou missão nos EUA pelo Programa Institucional de Internacionalização viabilizado pelo Projeto CAPES-PrInt, com foco em pesquisa e pós-graduação. Esta missão institucional sucede a da China, mas com objetivos distintos – resgatar, renovar e reforçar a parceria com a Washington State University (WSU), estabelecida inicialmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV através do professor Eduardo Mizubuti e o grupo vinculado à iniciativa One Health (i.e., Saúde Única) da UFV (www.onehealth.ufv.br), que envolve principalmente professores dos departamentos de Veterinária, Nutrição, Zootecnia e Microbiologia Agrícola.
A delegação da UFV foi constituída pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação à época do estabelecimento da cooperação, professor Eduardo Mizubuti, além dos professores Emily Reis, Aberlado Silva e Luís Augusto Nero, todos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV, e do atual Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, professor Raul Guedes. A composição buscou refletir os interesses prioritários inicialmente identificados e esforços já em progressão tendo como cicerones em Pullman o College of Veterinary Medicine (professor Robert Mealey, Interim Dean), Office of International Programs da WSU (professor Paul Whitney, Associate Vice President) e Office of Graduate Programs da WSU (professora Lisa Gloss, Dean of the Graduate School), através de articulação feita principalmente pelos professores Douglas Call, da WSU, e Luís Augusto Nero, da UFV. Os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e em Fitopatologia da WSU também se fizeram presentes e participantes ativos demonstrando claro interesse no esforço. Ações de políticas públicas em regiões vulneráveis também estão previstas e mostram apelo na integração e expansão dos esforços entre as duas instituições.
A renovação do acordo geral entre a UFV e WSU foi assinada pelos respectivos dirigentes durante a visita e foram definidas ações para aumentar a interação e implementar a dupla-titulação, modalidade de pós-graduação em que os alunos recebem o título de doutor pela UFV e pela WSU. A expectativa é alta em ambas as instituições, assim como as oportunidades delineadas cujo potencial se expande além dos programas inicialmente envolvidos. Seminários futuros sobre a missão e perspectivas serão realizados na UFV, para fins de divulgação e otimização de iniciativas.
Fonte: UFV.