Já estão abertas as inscrições para seleção de profissionais de saúde interessados em participar dos testes com a vacina produzida na China para a Covid-19. Serão selecionados 9 mil voluntários em todo o país, sendo 800 em Minas Gerais.
Os testes no estado estão a cargo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (CPDF) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Aprovada pela Anvisa e por todas as outras entidades éticas e legais que regulamentam a área, a pesquisa é coordenada em todo o Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo. Se aprovada, vacina será gratuita.
Os resultados esperados para outubro. Além de Minas e São Paulo, participam também centros de pesquisas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e do Distrito Federal.
A participação é restrita a médicos, enfermeiros e paramédicos, que atuem diretamente no cuidado de pacientes infectados pelo vírus e cumpram determinados critérios.
Os testes são relativos à fase 3 da vacina desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech.
Critérios exigidos aos voluntários:
Caso preencha todos os critérios, o voluntário deverá entrar em contato com Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos do ICB da UFMG, enviando um e-mail para o endereço profiscovbh@gmail.com.
De acordo com a universidade, a vacina envolve o uso do vírus morto e purificado, uma tecnologia conhecida e de eficácia já bastante comprovada para doenças como gripe, poliomielite e pneumonias, dentre outras.
Se comprovada a eficácia da vacina, o Instituto Butantan poderá produzir 100 milhões de doses, das quais 60 milhões ficarão no Brasil. A distribuição será gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: G1.