quarta-feira, 24 de junho de 2026
Urgente
Minas Gerais amplia estratégias e integração entre órgãos no combate à corrupçãoNovo sistema de radiocomunicação amplia cobertura e otimiza atendimentos do Corpo de Bombeiros em Minas GeraisSecretaria de Fazenda apresenta resultados fiscais e balanço da arrecadação do Estado no Assembleia FiscalizaGoverno de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em LondresPolícia Militar lança Operação Linha Segura em Minas GeraisAtaque com faca deixa quatro mortos em diferentes bairros de Visconde do Rio BrancoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em postes do centro e bairrosCentro Comunitário de Cachoeira de Santa Cruz é inaugurado em Viçosa e passa a abrigar atividades culturais e educacionaisMinas Gerais amplia estratégias e integração entre órgãos no combate à corrupçãoNovo sistema de radiocomunicação amplia cobertura e otimiza atendimentos do Corpo de Bombeiros em Minas GeraisSecretaria de Fazenda apresenta resultados fiscais e balanço da arrecadação do Estado no Assembleia FiscalizaGoverno de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em LondresPolícia Militar lança Operação Linha Segura em Minas GeraisAtaque com faca deixa quatro mortos em diferentes bairros de Visconde do Rio BrancoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em postes do centro e bairrosCentro Comunitário de Cachoeira de Santa Cruz é inaugurado em Viçosa e passa a abrigar atividades culturais e educacionais

Visitação prolongada já atinge 60% das unidades prisionais

Visitação prolongada já atinge 60% das unidades prisionais

Governo de Minas Gerais expandiu o número de unidades prisionais aptas a realizar visitas presenciais de três horas. Com o incremento de 83 novos estabelecimentos penais na chamada onda verde do plano Minas Consciente, mais de 60% dos presídios e penitenciárias do Estado já estão autorizados a receber visitas familiares com horários estendidos.

A decisão foi tomada seguindo os protocolos estaduais, que setorizam as macrorregiões do estado em ondas (verde, amarela e vermelha), indicando a situação da covid-19 em cada uma delas. Na última semana, apenas 36 estabelecimentos tinham permissão para realizar visitas com horários ampliados. A última atualização, feita nesta quinta-feira (15/10), aumentou esse número para 119.

Confira aqui a lista de unidades que estão na onda verde e, neste link, as que estão na onda amarela.

Funcionamento

Cada detalhe foi analisado para garantir a saúde e a segurança de familiares e presos no atual cenário da pandemia. O objetivo é retomar os laços familiares, imprescindíveis para o processo de ressocialização dos custodiados, com cuidados redobrados para servidores, internos e famílias.

Presídios e penitenciárias pertencentes às macrorregiões da onda verde podem realizar visitas nos pátios da unidade e com horário estendido. Alguns cuidados devem ser tomados, como utilização de máscaras, medição da temperatura e impedimento da visita em caso de sintomas gripais. O visitante também deve residir em cidade da macrorregião de onda verde. Só é permitido um visitante e o intervalo entre uma visita e outra é de 30 dias.

As visitas presenciais previstas neste momento de retomada gradual estão sendo complementadas por visitas virtuais – experiência bem sucedida nos últimos meses e que já soma mais de 45 mil videoconferências em todo o estado.

As tratativas para se colocar em prática o planejamento da retomada das visitas acontecem há mais de um mês, com reuniões integradas entre representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).