PRIMEIRO MUTIRÃO DE LIMPEZA DE 2018 EM VIÇOSA ACONTECE NESTA SEXTA
21 de fevereiro de 2018

  Dando continuidade ao trabalho de prevenção contra a dengue, o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa, juntamente com o SAAE, promovem, nesta sexta-feira, 23 de fevereiro,  a partir das 8 horas, o primeiro mutirão de limpeza no ano de 2018, no Bairro Carlos Dias. Na oportunidade, os moradores deverão retirar e depositar nas calçadas todo entulho e materiais inservíveis acumulados nos quintais e nas residências para que os caminhões possam recolher.

            Os mutirões de limpeza, que se estenderão por outros logradouros do município, serão feitos a partir  do Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), realizado em janeiro último, para verificar os logradouros com maior incidência do mosquito para intensificar o combate por meio de mutirão e campanhas de conscientização e educação no ambiente doméstico (medidas que devem ser tomadas em cada domicílio para evitar a proliferação do transmissor).

            A informação foi dada pela coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Viçosa, Lílian Aparecida Gomes de Souza, que  reiteirou o empenho da  população para incrementar as ações para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, por meios de medidas de prevenção, como evitar objetos expostos a céu aberto (garrafas pet, vasos de plantas, calhas e outros), piscinas e caixas d`água abertas e sem vedação, lajes sem coberturas que acumulam águas, entre outras.

            Lilian, disse ainda que a Vigilância Ambiental de Viçosa participa de um curso de capacitação sobre ovitrampas, que teve início nesta terça-feira (20) e se estende até quinta (21), na Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova. As ovitrampas são armadilhas que ajudam a evitar a proliferação de novos mosquitos. Elas simulam o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti: um vaso de planta preto é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, os pesquisadores inserem uma palheta de madeira, que facilita que a fêmea do Aedes coloque ovos. Dentro do recipiente, é colocada uma substância larvicida. Dessa forma, os vigilantes conseguem observar de maneira mais rápida e eficiente a quantidade de mosquitos naquela região e aceleram as ações de combate, sem que o inseto se desenvolva. Após a capacitação, os agentes de endemias de Viçosa instalarão 72 armadilhas no município, para agilizar o combate.

publicidade

publicidade

publicidade