CERIMÔNIA MARCA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE HERVÊ CORDOVIL
15 de dezembro de 2014

Em uma noite especial, a Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Câmara Municipal realizaram uma cerimônia, na última quinta-feira (11), em homenagem à Hervê Cordovil, em comemoração ao centenário de seu nascimento.

Natural de Viçosa, Hervê Cordovil nasceu no dia 3 de fevereiro de 1914. Durante sua carreira, foi compositor, pianista e maestro. Entre seus grandes sucessos destacam-se: Vida de Viajante, composta em parceria com Luiz Gonzaga; Biquíni de Bolinha Amarelinha, que depois foi interpretada por Celly Campello; Rua Augusta e Meu Pé de Manacá.

Inicialmente, foi inaugurada a nova estátua em homenagem ao ilustre viçosense Hervê Cordovil, em frente à Estação Cultural, que também leva seu nome. A escultura feita de liga de bronze tem aproximadamente dois metros e meio e foi produzida pelo artista plástico Wellington Luiz Fernandes. Em seguida, os estudantes do 5° ano do Colégio Equipe de Viçosa apresentaram a música Meu Pé de Manacá.

Dando continuidade as homenagens, a cerimônia foi conduzida para o interior da Estação Cultural Hervê Cordovil. A vice-presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho, por meio do requerimento de n° 077/2014, entregou a Comenda Hervê Cordovil a José de Paulo Lima. A vereadora pontuou que a comenda é concedida a pessoas com notório e destacado trabalho na área da cultura realizado no âmbito do município.

– A pessoa que a Câmara Municipal de Viçosa, indicou como merecedor desta honraria é um homem aguerrido que fez transformações na sua vida e na vida de crianças e jovens ensinando seu ofício: tocar instrumentos. A pessoa quem vos falo é José de Paula Lima, popularmente conhecido como JP.

Na ocasião, o advogado e historiador, representante da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário de Hervê Cordovil, Vicente Castro, apresentou o projeto revista em quadrinhos Hervê Cordovil na Escola. Ele salientou a importância em resgatar a memória da vida e obra do compositor viçosense, que muitos desconhecem.

Os membros da Comissão Organizadora e da Equipe que teve participação direta nas atividades de comemoração do Centenário de Hervê Cordovil receberam um certificado em reconhecimento público aos relevantes serviços prestados em prol da cultura do município. São eles: o arquiteto, Agnaldo Pacheco; o maestro, Rogério Moreira Campos; o Advogado e Historiador, Vicente de Paula de Souza Castro; Antônio Luiz Miranda; Kleber Gustavo Picanço Castro; e Laércio Luiz dos Reis.

O Grupo Manacá, sob a regência do Maestro Rogério Moreira Campos finalizou a sessão solene com uma apresentação.

publicidade

publicidade

publicidade