Cerca de 600 jovens viçosenses devem se alistar este ano
4 de fevereiro de 2016

O período de alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2016 começou nesta semana e vai até o dia 30 de junho. Em Viçosa, a Junta de Serviço Militar espera receber cerca de 600 jovens neste período. Desse total, 100 serão selecionados para participar, em 2017, do período de instrução e formação de atiradores no Tiro de Guerra de Viçosa.

Para cumprir com seu dever cívico, os rapazes precisam apresentar na Junta de Serviço Militar, que funciona na Rua Dr. Milton Bandeira, nº 125, sala 01, os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3x4 (recente). Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.

Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.

Atiradores do TG 04-027 de Viçosa
Atiradores do TG 04-027 de Viçosa

Ato obrigatório

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte nem título de eleitor, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, se matricular em instituições públicas de ensino superior, entre outros.

Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

publicidade

publicidade

publicidade